quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Foclore do rio São Francisco


Foclore: Antes o rio invadia o mar, agora o mar que invade o rio. Sendo o são Francisco rico em lendas e mitos sendo alguns deles certezas para os ribeirinhos. Noa baixo do rio São Francisco acredita-se no sono do rio que pode acontecer uma vez por ano pela volta de meia-noite.
Posuindo também varias histórias como o caboclo d´água e a mãe d´água.
Comidas típicas: Entre as comidas típicas temos o dicumê tinha carne do sertão, feijão preto, um bom pedaço de toucinho, tempero, sal e a água barrenta do rio. Entre outras estão a tapioca, o mel com inhame, macaxeira, fruta-pão,os bolos de mandioca e de milho e os pés de moleque.

Economia do rio São Francisco



Na bacia hidrográfica do rio São Francisco tendo como suas principais atividade economica é a pecuária, o algodão e as culturas de subsistência. na explorção do rio São Francisco começou no século XVI com a plantação da cana-de-açúcar no baixo rio São Francisco, a pecuária bovina na parte do agreste e o sertão e a extração mineral no alto São Francisco.
Em especial no Oeste baiano, a agricultura vem crescendo pelas as taxas extremamente altas sendo produzidos arroz, milho, soja, algodão e as frutas.Com o uso da tecnologia avançadas. Sendo essa produção surgindo vários agroindustrias na região.

Fauna e flora do rio São Francisco



A grande bacia do rio São Francisco tem diferentes ecossistemas nos quais são três o sertão,o cerrado e a caatinga.
A fauna: No trecho que vai desde a nascente até pirapora sendo incluido a barragem de três marias é o berço e o maior redutor de peixe. E quanto a fauna podem ser reconhecidas mais de 1600 espécies de animais.A fauna que é formada pelo os invertebrados apresentam baixa densidade e pouco endemismo.Sendo as hidrelétricas afetando a fauna local.
A flora: A vegetação que forma a flora predominante é a caatinga, podendo ser arbustiva e arbórea.Na flora a caatinga se apresenta por elevado grau de endenismo. Alguns tipos de frutos da flora é o caju, a pitanga, o maracúja, a manga, o sapoti, etc. Sendo a vegetação que pode ser caracterizada pelo o predomínio de gramíneas e arvóres de pequeno porte sendo retorçidas e espaçadas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A história do rio São Francisco




O rio são francisco foi descoberto no ano de 4 de outubro de 1501 por uma frota exploradora formada por Américo vespúcio, sendo o seu nome foi dado por causa que no dia que foi descorbeto era a festa comemorativa em portugual.
Também pode ser chamado pelo os índios de Opará, pelo os ribeirinhos de velho chico e pode ser chamado pelo o nome de rio da unidade nacional ligando rios, estados, currais de gado, etc.
Nascendo na serra da canastra em MInas Gerais podendo ser dividido desde a sua nascente até a sua foz. Morando ao longo do seu rio vários riberinhos sendo a sua fonte de renda a pesqueira, a da navegação,a da parte turística,a pela irrigação, e também pela as usinas geradas pelas as usinas hidrelétricas.
Várias cidades formam o rio são francisco como pirapora, januária, xique-xique, paulo afonso, etc.O rio são Francisco é o único rio brasileiro cortando Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Sendo em seu curso construindo nove Usinas hidrelétricas.

O objetivo da Opará

O objetivo da equipe é de levar as pessoas informações sobre a água no meio ambiente inclusive no Brasil, no caso o rio são francisco.
Este rio tem muitos benefícios ao povo brasileiro,inclusive aos ribeirinhos,pois dependem do rio para sua sobrevivência...