sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Foclore do rio São Francisco
Foclore: Antes o rio invadia o mar, agora o mar que invade o rio. Sendo o são Francisco rico em lendas e mitos sendo alguns deles certezas para os ribeirinhos. Noa baixo do rio São Francisco acredita-se no sono do rio que pode acontecer uma vez por ano pela volta de meia-noite.
Posuindo também varias histórias como o caboclo d´água e a mãe d´água.
Comidas típicas: Entre as comidas típicas temos o dicumê tinha carne do sertão, feijão preto, um bom pedaço de toucinho, tempero, sal e a água barrenta do rio. Entre outras estão a tapioca, o mel com inhame, macaxeira, fruta-pão,os bolos de mandioca e de milho e os pés de moleque.
Economia do rio São Francisco
Na bacia hidrográfica do rio São Francisco tendo como suas principais atividade economica é a pecuária, o algodão e as culturas de subsistência. na explorção do rio São Francisco começou no século XVI com a plantação da cana-de-açúcar no baixo rio São Francisco, a pecuária bovina na parte do agreste e o sertão e a extração mineral no alto São Francisco.
Em especial no Oeste baiano, a agricultura vem crescendo pelas as taxas extremamente altas sendo produzidos arroz, milho, soja, algodão e as frutas.Com o uso da tecnologia avançadas. Sendo essa produção surgindo vários agroindustrias na região.
Fauna e flora do rio São Francisco
A grande bacia do rio São Francisco tem diferentes ecossistemas nos quais são três o sertão,o cerrado e a caatinga.
A fauna: No trecho que vai desde a nascente até pirapora sendo incluido a barragem de três marias é o berço e o maior redutor de peixe. E quanto a fauna podem ser reconhecidas mais de 1600 espécies de animais.A fauna que é formada pelo os invertebrados apresentam baixa densidade e pouco endemismo.Sendo as hidrelétricas afetando a fauna local.
A flora: A vegetação que forma a flora predominante é a caatinga, podendo ser arbustiva e arbórea.Na flora a caatinga se apresenta por elevado grau de endenismo. Alguns tipos de frutos da flora é o caju, a pitanga, o maracúja, a manga, o sapoti, etc. Sendo a vegetação que pode ser caracterizada pelo o predomínio de gramíneas e arvóres de pequeno porte sendo retorçidas e espaçadas.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
A história do rio São Francisco
O rio são francisco foi descoberto no ano de 4 de outubro de 1501 por uma frota exploradora formada por Américo vespúcio, sendo o seu nome foi dado por causa que no dia que foi descorbeto era a festa comemorativa em portugual.
Também pode ser chamado pelo os índios de Opará, pelo os ribeirinhos de velho chico e pode ser chamado pelo o nome de rio da unidade nacional ligando rios, estados, currais de gado, etc.
Nascendo na serra da canastra em MInas Gerais podendo ser dividido desde a sua nascente até a sua foz. Morando ao longo do seu rio vários riberinhos sendo a sua fonte de renda a pesqueira, a da navegação,a da parte turística,a pela irrigação, e também pela as usinas geradas pelas as usinas hidrelétricas.
Várias cidades formam o rio são francisco como pirapora, januária, xique-xique, paulo afonso, etc.O rio são Francisco é o único rio brasileiro cortando Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Sendo em seu curso construindo nove Usinas hidrelétricas.
O objetivo da Opará
O objetivo da equipe é de levar as pessoas informações sobre a água no meio ambiente inclusive no Brasil, no caso o rio são francisco.
Este rio tem muitos benefícios ao povo brasileiro,inclusive aos ribeirinhos,pois dependem do rio para sua sobrevivência...
Este rio tem muitos benefícios ao povo brasileiro,inclusive aos ribeirinhos,pois dependem do rio para sua sobrevivência...
Assinar:
Postagens (Atom)